ANÚNCIO DE VAGA PARA COORDENADOR NACIONAL DA ADVOCACIA DOS DIREITOS HUMANOS E EMPODERAMENTO ECONÓMICO (HRA&EE)

Associação dos Cegos e Ambliopes de Moçambique (ACAMO) com Sede na Cidade da Beira, rua João Queiroz nº 76, cidade da Beira, bairro Palmeiras 1, comunica ao público em geral que pretende recrutar para a função de Coordenador Nacional da Advocacia dos Direitos Humanos e Empoderamento Económico em regime de tempo inteiro. Vaga disponível para cidade da Beira ou Maputo. Actualmente, a ACAMO lidera a implantação de “Juntos para a Inclusão” (TOFI), componentes de Defesa dos Direitos Humanos (HRA), Educação Inclusiva (IE) e Capacitação Económica (EE). Na TOFI a ACAMO está a colaborar com cinco parceiros moçambicanos e a implementar actividades de projectos em cinco províncias.

Descrição:

O coordenador nacional para a Defesa dos Direitos Humanos (HRA) e o Empoderamento Económico (EE) coordenará os esforços da ACAMO nos componentes do EE e da HRA do programa TOFI.  O coordenador nacional da HRA e da EE será contratado pela ACAMO e ira reportar directamente à administração da ACAMO e ao Coordenador do País da ACAMO TOFI, responsável pela coordenação do Programa em Moçambique. Uma vez que se trata de um esforço internacional, o coordenador nacional da HRA e da EE trabalhará também em estreita colaboração com o NABP e o seu pessoal do programa TOFI que desempenham o papel de líder nacional e coordenam actividades na Noruega e Moçambique. Além disso, o coordenador nacional da HRA e da EE será responsável por colaborar e partilhar as melhores práticas com os esforços em HRA e EE da ACAMO e da NABP em Moçambique fora do projecto TOFI.

Competência

  • Use uma abordagem metódica e sistemática; planeja com antecedência, define prioridades claras e aloca recursos de forma eficaz.
  • Demonstra conhecimentos especializados e experiência na área de HRA e EE; participa do desenvolvimento profissional contínuo.
  • Boa cooperação com os outros; partilha conhecimentos, experiência e informação;
  • Capacidade de garantir uma experiência positiva internamente na ACAMO, no reforço da capacidade interna e no apoio minucioso dos coordenadores locais de EE e delegados da ACAMO responsáveis pelas actividades da HRA;
  • Actua por iniciativa própria, faz as coisas acontecerem e assume a responsabilidade pelos resultados
  • Constrói uma rede útil de contactos e relacionamentos e utiliza-a para atingir objectivos­;
  • Compreende as exigências da TOFI, regras e estruturas informais e utiliza os processos políticos de forma eficaz.
Deveres e Responsabilidades:
  • Colaborar com a ACAMO e o NABP e auxiliar o pessoal do programa NABP TOFI no planejamento, implantação, implementação e monitoramento dos componentes de “Juntos para a Inclusão HRA e EE”.
  • Responsável pela implantação, implementação e acompanhamento dos esforços de EE e HRA da ACAMO financiados pelo NABP fora do programa TOFI.
  • Trabalhar em estreita colaboração com o Coordenador do País TOFI da ACAMO e o gestor de programas TOFI da NABP;
  • Assista ao Coordenador do País TOFI da ACAMO na organização das redes EE e HRA, constituídas por grupos trabalho temáticos de TOFI- HRA e EE e por actores externos, tais como ONG nacionais e internacionais e portadores de deveres governamentais;
  • Fornecer aconselhamento técnico sistemático, treinamento / fortalecimento de capacidade e mentoria de funcionários da ACAMO, pessoal chave e parceiros da TOFI em EE e HRA. O coordenador nacional da HRA e da EE é responsável pelo acompanhamento dos coordenadores locais da EE empregues pela ACAMO em Manica e Maputo.
  • Assegurar uma boa cooperação com outros parceiros da TOFI na componente HRA e EE (FAMOD, Save the Children, Kulima, Adel Sofala e Livaningo) por meio da participação activa nos grupos de trabalho temáticos da TOFI sobre EE e HRA e o diálogo contínuo com os outros parceiros da TOFI. O coordenador nacional de HRA e EE representará a ACAMO nos grupos de trabalho temáticos para HRA e EE.
  • Prestar aconselhamento técnico a parceiros de ONG sobre a inclusão de pessoas com deficiência em actividades de projecto.
  • Comunicar e compartilhar as principais lições aprendidas. Projectar e conduzir workshops e outras formas de troca de conhecimento entre os parceiros TOFI e os parceiros da rede HRA e EE.
  • Capacidade de apoiar às actividades da HRA e EE internamente na ACAMO e conselho de administração. Através deste trabalho, o coordenador nacional de HRA e EE deve procurar construir apoio para o projecto TOFI internamente na ACAMO em todos os níveis (activistas comunitários, delegações provinciais, equipe de organização, assembleia geral e conselho).
  • Escrever relatórios técnicos e outros produtos de conhecimento.
  • O coordenador nacional de HRA e EE apoiará a ACAMO nas actividades de monitoramento e avaliação. Isso inclui o apoio ao coordenador nacional da ACAMO TOFI na redacção de relatórios trimestrais e anuais. O coordenador deve apoiar o trabalho com relatórios de linha de base e final, bem como apoiar a implementação do novo sistema de monitoramento de rotina.

Critérios de Selecção:

Mestrado em defesa dos direitos humanos, Relações Internacionais, Estudos de Género, Empoderamento Económico ou área afins;

  • Vasta experiência na área da gestão da HRA e EE, desde planeamento e design de programas;
  • Experiência com acompanhamento e avaliação em projectos de desenvolvimento internacional, especificamente experiência em relatórios e monitorização utilizando análises quantitativas e qualitativas;
  • A experiência profissional de trabalhar com pessoas com deficiência e inclusão é altamente desejada;
  • Experiência em desenvolvimento e condução de treinamentos;
  • Capacidade de comunicar de forma clara e precisa na língua portuguesa, tanto verbalmente como por escrito. Proficiência em inglês é altamente desejada;
  • Fortes habilidades e conhecimentos de liderança técnica e capacidade de transmitir ideias técnicas complexas para um público não especializado;
  • Altos níveis de energia, iniciativa e flexibilidade para se ajustar rapidamente às mudanças nos requisitos do programa de trabalho;
  • Vontade e disponibilidade para viajar.

Documentos Necessários para Candidatura:

  1. Carta de candidatura dirigida ao Presidente da ACAMO;
  2. Curriculum Vitae.
  3. Cópia de certificado de habilitações literárias;
  4. Fotocópia de B.I e NUIT;

Os documentos devem ser enviados para o email: acamobeira@yahoo.com.br, com o conhecimento de: felizardomanuelsabao@yahoo.com.br e jmbl@blindeforbundet.no, até dia 30 de Abril de 2021. Com assunto: Coordenador Nacional de HRA & EE. Para mais detalhes consultar o Website da ACAMO www.acamo.co.mz . Só os/as candidatos (as) que responderem devidamente aos requisitos serão convocados para um teste/entrevista. Encorajamos candidaturas de mulheres e de pessoas com deficiência. A ACAMO em quaisquer das fases de recrutamento não procede por via de agentes de recrutamento. Os termos e condições serão acordados durante o processo de recrutamento, em colaboração com a ACAMO e a NABP.

Leave a Comment

Your email address will not be published.