DIA MUNDIAL DO BRAILLE – 4 DE JANEIRO DE 2021

Comemora-se, esta Segunda-feira, 4 de Janeiro, o Dia Mundial do Braille.  Esta data foi oficialmente proclamada em 2018 pelas Nações Unidas em Assembleia Geral.   Esta indicação foi feita em homenagem a Louis Braille, inventor do Sistema Braille método de leitura e escrita para pessoas cegas ou de baixa visão. Nascido nesta data em Coupvray em França.

As celebrações anuais desta data têm como objectivo, engrandecer a consciência sobre a importância do braille como meio de comunicação para a plena realização dos direitos humanos das pessoas com deficiência visual em particular.

O Braille é essencial para a alfabetização e aprendizagem ao longo da vida dos cegos, para a sua liberdade de expressão e opinião, bem como para a sua inclusão e integração social.

Estes direitos estão elucidados nos artigos 21 e 24 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que se centraliza na qualidade de educação inclusiva e equitativa e promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

No nosso país esta data celebra-se Sob o Lema “Promovendo o Braille para Garantir o Acesso a Informação e reforçando a Prevenção da COVID 19 para as Pessoas com Deficiência Visual em Moçambique”.

Leave a Comment

Your email address will not be published.