4 DE JANEIRO, DIA MUNDIAL DO BRAILLE

A Associação de Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO) junta-se  a União Mundial de Cegos (UMC), e, une-se ao resto do planeta na celebração do Dia Mundial do Braile, 4 de Janeiro de 2020, a segunda vez, desde que foi designado oficialmente pela Assembleia Geral da ONU.

Em Moçambique, esta data será celebrada sob o lema: “Braille Removendo Barreiras para uma Sociedade mais Inclusiva”.   

Portanto, aproveitamos esta oportunidade para encorajar, ainda mais, ao nosso governo e outras instituições na compreensão da importância do Sistema Braile como o veículo de comunicação das pessoas cegas sobretudo no acesso a informação.

 De salientar que, sem o conhecimento de escrita e leitura, as pessoas cegas e com deficiência visual, poderão ser excluídas em todos os processos sociais, educativos, profissionais, entre outros.

Os compromissos presentes nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência ratificado pelo nosso país, são um conjunto de orientações para uma sociedade mais justa.

Recordamos que o Tratado de Marraquexe, é um documento que facilita a circulação de obras impressas à tinta em formato acessível, seja, em braille, letra ampliada, mp3, áudio ou em ficheiro, pelo que, há necessidade da sua ratificação.

A ACAMO, é uma agremiação moçambicana, fundada a 10 de Março de 1995, com objectivo de defender, promover os interesses das pessoas com deficiência visual, e, conta com cerca de 20.000 membros.

Viva o Braille e a educação para todos!

Leave a Comment

Your email address will not be published.